segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pleno e Poesia

Sobre o Pleno...

O nome vem do latim. Tem origem na palavra plenus, que por sua vez quer dizer, LITERALMENTE, pleno, completo...  

        Hoje, sem Temer, terrorismo e trapaças. Troquei tudo por um punhado de poesia. Permiti-me chamar o que escrevi de poesia. Quem lê o que escrevo sabe que é uma exceção, tanto por senso quanto por respeito aos poetas. Mas, às vezes é preciso um nome que expresse o que sentimos. E como bem se depreende de Pessoa, o que é a poesia senão a tradução do sentimento do poeta? Que quanto mais finge e mente mais se descreve e denuncia. 


Sou pleno,
No meu avesso espelho.
Eu mesmo!
Como falar sobre algo tão complexo,
Sendo tudo isto e muito além do verso?
Como explicar o encontro das paralelas,
Os mistérios da natureza?
Sou a simbiose das formas que se contrastam;
Sou as sombras que disputam a mesma vaga.
Sou o que me resta; sou o que se gesta.
E a espera do parto rompem-se máscaras;
Estreitam-se espaços, alargam-se medos!
E sou eu, eu mesmo.

(P. Ubert)

Nenhum comentário:

Postar um comentário