sábado, 23 de julho de 2016

CONCEITOS E FARSA CULT

O termo intelectual é empregado àqueles que se dedicam as indagações da mente, ou, se preferirem, do espírito humano. A ideia sugere uma contraposição às sensações, inerentes a todos os animais. Até onde sabemos só a espécie humana é capaz de criar e repassar conceitos. Conceitos são sempre perigosos, sobretudo, o conceito de intelecto, já que é o próprio intelecto que conceitua.
O verdadeiro intelectual se ocupa das questões universais, ou seja, menos suscetíveis às convenções do poder transitório- Os seus pensamentos e obras são eternamente modernos. Esta é a razão da humanidade ser carente de intelectuais.
         O que temos de sobra são os peritos em repetição do pensamento alheio. O sujeito repassa o que lê, grosseiramente, ou com algum adorno; além dos peritos em manipulação dos conceitos. Estes, mais nocivos, copiam os pensamentos alheios e ainda os distorcem para que se ajustem as suas necessidades absolutamente temporais. Alguns chamam este pessoal de intelectualóides, não gosto; me reporta a palavra debiloide. Isto em hipótese alguma corresponde à verdade, pois os falsos intelectuais são muito astutos.
No Brasil, eles proliferam... Talvez porque costumam ser simpáticos à esquerda. São CULT. Esse povo reina no meio acadêmico. Geralmente penduram os seus mestrados e doutorados como os militares ostentam as suas medalhas. São especialistas! Intelectuais! Os conceitos lhes pertencem e o título de intelectual os exonera de maiores explicações. Escrevem livros chamando os seus opositores de fascistas, embora cultuem ditadores.
Os nossos intelectuais fakes muito bem pagos para defenderem o populismo de esquerda, encabeçado pelo PT, nos empurra à condição de Venezuela “king size", articulando os conceitos de modo que os favoreça e legitime. Estes “especialistas” escrevem para quem trabalham. São empregados, no sentido mais pejorativo da palavra.
Por esta razão há tantos textos confusos, forçados, manipulados, insistindo na retórica de que a saída de Dilma trata-se de um golpe. Alguns, mais ridículos, dizem que o golpe se deu porque ela é mulher... Misandria total! Estes honoríficos pensadores só tratam do que se relaciona à defesa de suas próprias vantagens.
Eles têm o direito! Respeito a Liberdade de Expressão... Só não me peçam para considerá-los intelectuais ou chamar de obras o amontoado de asneiras que escrevem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário