terça-feira, 19 de março de 2024

"Não me ralo de remorsos" -Ana de Assis

 

         Fui educada em uma família majoritariamente católica. Estudei em Colégio de Padres. Aprendi que para irmos para o céu precisamos nos arrepender dos nossos pecados; não há remorso sem culpa; ela é o primeiro passo para a redenção, São Dimas, o bom ladrão (eita!), expressa o seu arrependimento na cruz e garante um lugar no Paraíso.

            Há um consenso entre a maioria dos teístas que mesmo na hora da morte arrepender-se pode garantir uma pulseira vip. A psicologia também costuma afirmar que um dos traços mais distintos dos psicopatas é a dificuldade que eles têm de sentir remorsos, culpa. Sentir culpa é algo que nos torna mais humanos. Aliás, sentir-se culpado é uma característica da nossa espécie; não veremos um leão angustiado com os restos da zebra que abateu, razão pela qual psicopatas são convenientemente chamados de predadores.

            Sempre evitei a culpa, “o inferno são os outros”, mantive minha convicção psicótica que ironicamente me garantiu alguma saúde mental durante anos. Agora, quem diria, ando cheia de remorsos...De tudo que fiz; do que não fiz do que deveria ter feito...Sou como Orestes, atormentado pelas implacáveis Erínias.

            Fato é que há algum prazer psicótico, predatório, no sofrimento que só os que se perdoaram, aqueles que não se ralam de remorsos, podem evitar. Ana foi uma mulher corajosa...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário