quarta-feira, 6 de maio de 2020

CALE-SE!



Após  jornalistas terem sido agredidos verbal e fisicamente, no último dia 03 de maio, domingo, por fanáticos anti-liberdades que apoiam Bolsonaro , foi a vez do próprio presidente ordenar em alto e bom som a um jornalista: 
“Cala a boca!”

            A palavra “calar” é um verbo; os verbos normalmente indicam ação. Calar é uma ação negativa que  se traduz em ausência, precisamente, deixar de falar. Falar também é um verbo; significa exprimir-me por meio de palavras. Há várias outras formas de expressão; neste sentido, para os mais atentos, o silêncio pode ser considerado uma delas.
            A palavra silêncio é um  substantivo masculino que significa ausência de ruídos, sons; som é tudo aquilo que impressiona o ouvido; o ouvido é um dos sentidos humanos por meio do qual são produzidas as sensações; elas, por sua vez, geram os  pontos de vista. O ponto de vista é um ângulo, uma opinião; A opinião leva ao conceito; os conceitos às ideias, que são representações mentais;  elas tem origem no pensamento.  Sem o pensamento não há consciência, ela, dimenciona a existência humana. Descartes estava certo neste ponto: Só existimos porque pensamos.
            Tudo começa por um pensamento. O mágico  processo mental nos relaciona ao que existe, sobretudo a nós mesmos. É uma faculdade tão complexa que nos destaca de todas as outras espécies deste planeta, que somam entre oito e dez milhões.
            A nossa capacidade de pensar explica a razão de vários ditadores terem obtido êxito momentâneo no silêncio das palavras;  na contenção das ações; na limitação da expressão humana; na marginalização das sensações e conceitos....No entanto, por não poderem destruir pensamentos, acabaram fracassando... Continuavam a surgir ideias, novos conceitos, novas sensações e vozes   Por isto todos os silêncios foram e serão passageiros...
           O pensamento é absolutamente livre; faz parte da sua natureza intrinsica, não há como controlá-lo. Ele é o nosso órgão metafísico. Há muito simbolismo nas asas partidas de lúcifer, que significa lúcido. E, afinal, há muito simbolismo nos pensadores sacrificados em todas as épocas. Eles podiam voar...        
          Cale-se o Presidente. A essa altura do governo falar menos pode significar ficar até o final do sofrido mandato. Se quisesse dormir pelos próximos dois anos, melhor ainda!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário