quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PMDB e Erínias...

A nossa “presidenta” caiu hoje, dia 31 de agosto de 2016. Durante todo o processo de impeachment ela se repetiu. Aloprada do começo ao fim, insistiu nos universos paralelos. Continuou atribuindo a culpa de sua péssima gestão a uma suposta crise externa. Afirmou que o seu impedimento seria fruto do espírito vingativo do ex-aliado Eduardo Cunha; desconversou os crimes de responsabilidade que cometeu e posou de vítima.
Dilma não hesitou em usar o seu passado, forçando uma comparação dos contextos. Romantizou a sua condição de ex-presa política tal qual fazem os charlatões que se valem das tragédias para levar alguma vantagem... A mulher que faz questão de ser chamada de presidenta, estranhamente, agradecia com um “obrigado!” em vez de “obrigada!” sempre que recebia elogios dos companheiros de partido.
Dilma nunca foi tão Dilma! O que por certo só reforçou as convicções de todos os brasileiros que desejavam a sua saída. Sim, ela caiu! A perda do mandato acarretaria também a perda dos direitos políticos, tal qual sucedeu com Collor em 1992, mas não foi o que ocorreu.
 Na última hora alguns peemedebistas articularam com os petistas e optaram por manter os seus direitos políticos intactos. Pode parecer que decidiram pela condenação parcial por estarem inseguros sobre a responsabilidade da presidente ou receosos com a reação  vermelha. No entanto, a minha leitura é de que preferiram não fechar as portas aos petistas, afinal, foram parceiros em muitas empreitadas e empreiteiros. Vai que Lula volta! 
Os peemedebistas tem essa característica: nem sempre sentados no trono, mas sempre aliados dos que se encontram nele. Ainda que isto implique na total falta de ética e covardia.  Eles têm exceções! Simone Tebet é a mais bonita delas.
Após o resultado, Dilma cantou a pedra: “vamos à guerra!”. Ela não parece estar com muito medo de fechar portas.  
Hoje, para mim, o PT deixou de ser o que tínhamos de pior na política. Não há nada mais rasteiro que essa barganha explicita. Após esse arranjo vergonhoso endossado pelo Poder Judiciário, absolvo a nossa esquerda bananosa. Espero que ela atormente Temer como as implacáveis erínias fizeram com Orestes. Golpistas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário