quarta-feira, 22 de março de 2017

Sobre o Insulto...

Schopenhauer é o meu filósofo favorito. Dizem que era machista porque “tascou” certa feita: "mulheres são seres de cabelos longos e ideias curtas". Não podemos desconsiderar todo o seu raciocino impecável sobre as questões do ser em razão deste em particular... Não costuma ser prudente tomar a parte pelo todo. E, além, é notório que a maioria da humanidade, em todas as épocas, sempre teve ideias curtas. Sendo que os homens ainda podem ter a desvantagem da calvície. Detalhe, a maioria também é bem machista, homens e mulheres. 

Astrologia...

“Uma prova grandiosa da subjetividade deplorável dos homens, em decorrência da qual eles referem tudo a si mesmos e de que todo pensamento retrocede imediata e diretamente a si, nos é fornecida pela astrologia, que relaciona o curso dos grandes corpos celestes ao individuo mesquinho, bem como os cometas no céu às querelas e trapaças terrenas”.

As Razões da Maioria...

“O intelecto não é uma grandeza extensiva, mas intensiva: sendo assim, um único individuo pode tranquilamente opor-se a dez mil, e uma assembléia de mil imbecis não faz um único homem inteligente”


 Quando a verdade parece cruel...

"É penoso ouvir roucos cantarem e ver mancos dançarem; mas saber de mentes limitadas que filosofam é insuportável. "

(Schopenhauer “A Arte de Insultar”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário