sábado, 18 de julho de 2020

Fé cega: Faca amolada


Para não perder a verve poética do blog, tasco-lhe:

Onde queres Vinícius,  sou Voltaire;
Onde queres política, diversão;
Onde queres Astaire eu sou a bicuda na cara do cão...

            A Bíblia está para os antigos hebreus como a Ilíada e a Odisseia estão para os antigos gregos; seria mais adequado que os brasileiros se apegassem aos Lusíadas.
            A nossa decantada miscigenação deu no que deu...De toda a mistureba, a  influência lusitana foi possivelmente a mais nociva. Para começar os primeiros exploradores já vieram  com os“embelecos” jesuítas para imporem a sua fé.  Seria melhor se ainda estivéssemos adorando o sol e os trovões. Herdamos desse povo  um misticismo rasteiro,  que usa a barganha, a promessa, para conseguir favores divinos; aplicamos o mesmo método no nosso cotidiano que vai desde o “cafezinho” até a mais escabrosa propina. Tem sempre uma mãozinha estendida esperando uma paga...
            Observamos hoje a ascensão dos evangélicos, que são em certa medida muito menos liberais e tolerantes que os “católicos modernos”. Qual seria a razão de uma religião que prega os valores dos antigos hebreus ser coroada na atualidade? Desconfio que os dogmas sejam pouco importantes para compreender a resposta. Eles estão ocupando todos os espaços de poder porque funcionam rigorosamente como uma empresa: propaganda, estratégia para a expansão de filiais; para a fidelização do “cliente”; ampliação das áreas de atuação- TV, rádio, jornais etc...Enfim, um gigantesco empreendimento. Neste sentido, não há nada mais moderno.
             A última barreira a ser transposta, o calcanhar de Aquiles dessa gente, é a ciência. Eles sabem que o tamanho dela é inversamente proporcional ao de Deus. Quanto menos ciência mais é necessária a superstição para preencher a lacuna  dos nossos questionamentos. Portanto, eles sabem que para manter o controle é essencial cortar o pensamento, pela fé ou pela faca.
            Esperar um salvador da pátria é algo enraizado na nossa cultura. O que diferencia o atual Presidente dos outros é um fator novo: a devoção. O voto ao que é considerado sagrado; nisto reside o perigo: podemos lutar contra ideologias, já fizemos isto, mas não sabemos questionar o sagrado;  é algo totalmente estranho aos brasileiros. O poder que fala  em nome de Deus é muito mais perverso do que o que fala em nome do nazismo, marxismo, ou qualquer outra ideologia.
            O movimento evangélico, dos chamados conservadores radicais, é uma das maiores ameaças a nossa democracia, porque eles tem uma nítida face fundamentalista. Creio que o projeto deles de tomada do poder está bastante acelerado. Estão no executivo, legislativo e judiciário, impondo a sua cartilha.
            É bem possível que instituam o dízimo obrigatório, a cura gay obrigatória, a volta das mulheres ao lar; a castidade feminina obrigatória etc. parece exagero, mas depois de saber que o Rasputin do Presidente, Olavo de Carvalho, ainda trabalha com a hipótese da Terra ser plana, é prudente nos preparemos para o pior.
            Eu, que tenho tendência de buscar consolo na filosofia e na biologia, estou tentando cultivar a fé religiosa. Até comecei a rezar pedindo o retorno de Dom Sebastião, a eleição do Ciro,  pode ser até alguém do  PT...  Dos males, o menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário